Dólar

NOSSO BLOG

Você sabe quantos tipos de Sorgo existem?

O sorgo, um cereal de grande importância agrícola, apresenta uma diversidade de tipos que se adaptam a diferentes finalidades e condições climáticas. Originário da África, o sorgo se espalhou pelo mundo e conquistou seu espaço no agronegócio, tanto em países desenvolvidos quanto em desenvolvimento.

Saiba mais a seguir sobre os principais tipos de sorgo, suas características e aplicações. Entenda também como essa planta versátil pode ser utilizada na produção de alimentos, ração animal, biocombustíveis e outros produtos de grande valor econômico.

Sorgo Granífero

O sorgo grão pode assumir muitas formas e tamanhos, desde uma panícula redonda e compacta até uma panícula aberta e caída. Além de existir várias cores, como: vermelho, laranja, bronze, bege, branco e preto.

Sua utilização pode ser na alimentação animal, como bovinos, suínos e aves, o grão pode ser utilizado na forma integral ou moído, sendo um ingrediente importante em rações. Pode também ser utilizada na alimentação humana, na produção de farinha, pães e outros, se destacando por não conter glúten. O grão também é uma matéria-prima promissora para a produção de bioetanol.

Sorgo Forrageiro

Dependendo da espécie e variedade selecionada, o sorgo forrageiro pode ser utilizado para diversos propósitos, como:

Silagem: É a forma mais comum de utilização do sorgo forrageiro. A planta é cortada e conservada em condições anaeróbicas (sem oxigênio), formando a silagem, um alimento volumoso de alta qualidade para o gado.

Pastagem: O sorgo forrageiro pode ser utilizado para a formação de pastagens, oferecendo um volumoso de alta qualidade para o pastejo direto dos animais.

Forragem verde: As plantas de sorgo forrageiro podem ser cortadas e fornecidas aos animais na forma de forragem verde, ou seja, sem nenhum tipo de conservação.

Cobertura de solo: O sorgo forrageiro pode ser utilizado como cobertura de solo, ajudando a controlar a erosão, melhorar a estrutura do solo e aumentar a matéria orgânica.

Sorgo Biomassa

O sorgo biomassa tem a maior estatura de todas as variedades de sorgo, atingindo uma altura de até 6 metros em uma estação de crescimento normal. O sorgo biomassa foi criado para produzir uma grande quantidade de biomassa não granular. Esses híbridos são usados principalmente para a produção de bioenergia.

Sorgo Sacarino

O sorgo doce é cultivado predominantemente para a produção de xarope de sorgo. Diferentemente do sorgo grão, o sorgo doce é colhido pelos caules em vez do grão e é triturado como a cana-de-açúcar ou a beterraba para produzir um xarope. O sorgo doce é usado como um adoçante alternativo saudável para produzir produtos do tipo uísque e rum, e para produção de biocombustíveis e químicos.

Sorgo Vassoura

É uma variedade específica do sorgo, cultivada principalmente para a produção de vassouras. Ao contrário do sorgo grão e do sorgo forrageiro, que são utilizados para alimentação, o sorgo vassoura é valorizado por suas fibras longas e resistentes, perfeitas para a confecção de vassouras de alta qualidade.

Para mais informações sobre a cultura do Sorgo, entre em contato com a Latina Seeds:

  • Site: wwww.latinaseeds.com.br
  • WhatsApp: 34 99189 0001
  • E-mail: atendimento@latinaseeds.com.br

Fonte: https://www.sorghumcheckoff.com/sorghum-101/what-is-sorghum/

COMPARTILHE NOSSO CONTEÚDO

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

PUBLICAÇÕES RECENTES